top of page

10 dicas para elaborar um currículo de sucesso

Se você está procurando emprego, quanto melhor seu currículo, maior a probabilidade de ser chamado para uma entrevista. Para te ajudar nessa tarefa, reunimos 10 dicas para deixar seu currículo incrível.


Escolhendo o modelo certo

O primeiro passo na criação de um currículo é escolher um modelo. Para saber qual é o melhor modelo para você, procure currículos de outras pessoas na mesma área. Observando os melhores e os piores exemplos, você pode saber exatamente quais modelos escolher e evitar. Depois de saber o que você precisa, você pode encontrar ótimos modelos de currículo online. Baixe-o e personalize-o com suas informações.


Não escreva demais

Um bom currículo deve ser claro, conciso e deve descrever apenas os pontos principais de sua candidatura, portanto, não escreva mais de duas páginas. Os empregadores recebem currículos o tempo todo e provavelmente não perdem tempo lendo currículos longos. Além disso, um currículo de várias páginas dá a impressão de que você não sabe como se concentrar no que é importante.


Personalize seu currículo para cada trabalho

Você precisará criar um currículo "base" que será personalizado para cada trabalho para o qual está se candidatando. Pesquise palavras-chave na descrição do trabalho ou no site da empresa e certifique-se de incluí-las em seu currículo. Isso aumentará suas chances de ser convidado para uma entrevista.


Não ignore suas habilidades

Não se esqueça de listar as habilidades-chave que o diferenciam na seção de habilidades do seu currículo. Comunicação ou Habilidades Digitais. Capacidade de trabalhar em equipe, resolver problemas e aprender línguas estrangeiras. Mencione apenas as habilidades relevantes para a sua candidatura, omitindo aquelas que não são relevantes para o seu trabalho específico.


Mantenha seus documentos atualizados

É importante revisar seu currículo regularmente para incluir novos estudos, trabalho ou outras experiências. Por exemplo, se você acabou de se voluntariar ou se juntou a um novo projeto, certifique-se de dizer a eles: Os empregadores valorizam os candidatos que buscam enriquecer suas carreiras pessoais e profissionais.


Use fontes profissionais

Os empregadores têm pouco tempo para revisar currículos, então as fontes devem ser o mais claras e legíveis possível. Você deve usar uma fonte simples e comum, como Arial ou Times New Roman. O tamanho da fonte deve ser de 10 a 12 pontos. Escolher uma fonte clara e legível deixará seu currículo mais profissional. Você também deve reduzir ou remover espaços em branco em seu documento. Muito espaço em branco pode fazer seu currículo parecer esparso e vazio. Reduzi-los ajuda os leitores a se concentrarem no conteúdo


Foco em suas realizações

Na seção Experiência de trabalho, não liste exaustivamente sua função em cada trabalho, mas selecione suas realizações. Se possível, adicione números para justificar as conquistas. As empresas prosperam em resultados, e quantificar seu sucesso mostra que elas podem contribuir ativamente para esses resultados. Você também pode considerar incluir uma seção separada de 'Conquistas' para destacar conquistas e realizações relevantes na educação, carreira profissional, projetos pessoais, etc.


Crie um endereço de e-mail profissional

Os recrutadores não vão te levar a sério ou te chamar para uma entrevista se o seu endereço de e-mail for algo muito informal. A melhor alternativa é criar um endereço com aparência profissional que inclua o nome, alguns traços e um número. Se o seu currículo incluir um link para o seu perfil do LinkedIn, personalize o link pelo mesmo motivo.


Diga a verdade

É tentador exagerar ou mentir em seu currículo, mas não cometa o erro. Se você conseguir um emprego, mas não puder justificar sua experiência e habilidades, será pego rapidamente. Isso pode prejudicar sua reputação profissional e dificultar o emprego futuro.


Verifique seu documento

Antes de enviar seu currículo, você precisará fazer algumas edições para garantir que não haja erros ortográficos ou gramaticais. Embora existam muitos programas e ferramentas de avaliação que você pode usar, também é útil pedir a um amigo ou colega de confiança para revisar seu currículo. Essas pessoas podem apontar maneiras de melhorar a documentação ou identificar erros que você ignorou.

bottom of page