Você já ouviu falar em endomarketing? É um conjunto de atividades voltadas ao público interno da empresa, principalmente os colaboradores. A ideia central é cuidar bem dos funcionários para que eles cuidem bem dos clientes finais. Várias empresas já fazem ações de marketing interno. Por exemplo, os funcionários da Fiat são os primeiros a fazer um test drive. Incrível, não é? Pequenas ações como essa demonstram valorização, confiança e respeito pela equipe. Pensamos na importância do tema, preparamos um artigo para você. Hoje você vai passar por 5 bons motivos para investir em inbound marketing para o seu negócio. Você gostou dessa ideia? Continue lendo e confira!
1. Promove a motivação da equipe dos colaboradores
Um dos principais benefícios do endomarketing é que a equipe fica mais comprometida com a realização das tarefas diárias, por mais monótonas que sejam. Isso é muito importante porque somente funcionários motivados podem atingir as metas e objetivos da empresa. A realidade é que, neste caso, o endomarketing funciona como um impulsionador da motivação dos indivíduos, pois esse espírito é um processo natural de todo ser humano. Segundo o psicólogo americano Maslow, a motivação vem da busca da satisfação das necessidades.
2. Aumentando a produtividade
Em geral, muito tempo de trabalho é simplesmente desperdiçado. Segundo a Microsoft, cerca de 17 horas por semana no trabalho são completamente improdutivas. Nesse caso, além de gerenciar horas e horas de trabalho, é preciso investir em endomarketing. Como resultado da motivação, os profissionais também passam a produzir mais. Dessa forma, é possível trabalhar com equipes enxutas e de alta produtividade que trazem resultados consistentes para a instituição.
3. Ajudar a atrair novos talentos para a empresa
Encontrar e contratar talentos é um grande desafio para a gestão de recursos humanos corporativos. As atividades de endomarketing melhoram o ambiente de trabalho e o tornam atrativo para especialistas. Além disso, transforma os atuais funcionários em promotores da empresa, que contam a seus amigos e familiares sobre a marca.
4. Facilitar a retenção de talentos na empresa
Além de contratar profissionais talentosos, é preciso mantê-los no trabalho e garantir que deem bons resultados ao escritório. O marketing interno também é eficaz nesta fase, ajudando a transformar os funcionários atuais em embaixadores da marca. Uma estratégia de endomarketing bem executada melhora o clima de trabalho e o sentimento de pertencimento entre os colaboradores. Como resultado, é possível observar uma diminuição no número de pessoas que saem do mercado de trabalho, o que mantém a empresa mais competitiva.
5. Melhora o fluxo de comunicação interna
Marketing interno e comunicação interna (CI) são coisas diferentes, mas trabalham juntas para melhorar os resultados organizacionais. É comum a adoção de novos canais de diálogo, como televisão corporativa, aplicativos móveis e redes sociais para veicular mensagens de inbound marketing. Isso, é claro, facilita a comunicação interpessoal. Esses são alguns dos pontos que tornam o investimento em inbound marketing tão atrativo para os negócios. Uma medida bem executada promove a motivação de especialistas e a estruturação de uma equipe eficaz, o que beneficia a empresa como um todo.
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