Muitas organizações optam por terceirizar alguns serviços para focar sua estratégia corporativa em atividades específicas. Alimentação, limpeza, segurança e tecnologia estão entre as áreas de qualificação mais terceirizadas no mercado de trabalho.
Confira abaixo as dúvidas mais frequentes relacionadas a este tema:
Qual é o objetivo da terceirização e por que as empresas preferem a terceirização? Neste caso, a marca terceirizada é responsável pelos custos trabalhistas das funções desempenhadas nesta atividade.
Mas por que a terceirização é interessante? O chamado core business, que constitui a atividade principal e foco das operações de negócios de uma empresa, está em risco quando uma organização decide controlar todas as atividades que a cercam.
Terceirização: Prós
Além de focar no negócio principal e otimizar o tempo da equipe, o processo de terceirização para empresas normalmente leva a uma redução dos custos gerais. Por exemplo, há um grande desperdício de material e produto se a função não for desempenhada por um profissional. Além disso, as organizações prestadoras de serviços normalmente têm mais experiência em seu campo, o que geralmente resulta em melhor qualidade e profissionalismo. Também é importante pesquisar a reputação da marca e analisar sua credibilidade no mercado na hora de escolher uma empresa de terceirização. A RHVale é uma empresa que está há anos no mercado e possui uma carteira de clientes robusta, o que certamente é um importante indício de credibilidade.
Como decidir quando um serviço pode ser terceirizado
Após enumerar os prós e contras, a terceirização costuma trazer mais benefícios do que prejuízos. No entanto, é importante analisar com sobriedade quando você pode realmente terceirizar serviços. Os critérios a considerar são:
> Custos com Mão de Obra: Se o contrato for interno, indique na ponta de um lápis quanto custará essa atividade para a empresa e quanto cobrará a empresa terceirizada. Considere processos como contratação, treinamento, direitos trabalhistas e uniformes e compare os valores.
> Carga de trabalho: É importante considerar a carga de trabalho que essa função ou trabalho específico terá dentro da organização. Se o volume não for suficiente para construir sua própria equipe, terceirizar essa área pode ser vantajoso.
> Trabalho em equipe: Colaboradores terceirizados não fazem parte do quadro de funcionários, mas participam do dia a dia da empresa. Nesse sentido, a harmonia entre as equipes é importante.
> Procurando o parceiro ideal: Selecione cuidadosamente a empresas parceira. Pesquise a reputação da empresa no mercado e veja o nível de suporte que ela oferece. Além disso, certifique-se de que os indicadores de desempenho sejam fornecidos para acompanhar os resultados com mais precisão. A RHVale possui ampla vivência em colocação de pessoal no mercado de trabalho e desenvolve suas operações com foco na satisfação das expectativas de seus clientes, tanto para posições efetivas e temporárias, quanto para atividades terceirizadas.
Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe comercial. Um representante da RHVale irá atender a sua empresa, esclarecer todas as dúvidas e te ajudar com as especificidades do seu negócio.
Comments