top of page

Como saber se devo terceirizar algum serviço na minha empresa?

Muitas organizações optam por terceirizar alguns serviços para focar sua estratégia corporativa em atividades específicas. Alimentação, limpeza, segurança e tecnologia estão entre as áreas de qualificação mais terceirizadas no mercado de trabalho.


Confira abaixo as dúvidas mais frequentes relacionadas a este tema:


Qual é o objetivo da terceirização e por que as empresas preferem a terceirização? Neste caso, a marca terceirizada é responsável pelos custos trabalhistas das funções desempenhadas nesta atividade.


Mas por que a terceirização é interessante? O chamado core business, que constitui a atividade principal e foco das operações de negócios de uma empresa, está em risco quando uma organização decide controlar todas as atividades que a cercam.


Terceirização: Prós

Além de focar no negócio principal e otimizar o tempo da equipe, o processo de terceirização para empresas normalmente leva a uma redução dos custos gerais. Por exemplo, há um grande desperdício de material e produto se a função não for desempenhada por um profissional. Além disso, as organizações prestadoras de serviços normalmente têm mais experiência em seu campo, o que geralmente resulta em melhor qualidade e profissionalismo. Também é importante pesquisar a reputação da marca e analisar sua credibilidade no mercado na hora de escolher uma empresa de terceirização. A RHVale é uma empresa que está há anos no mercado e possui uma carteira de clientes robusta, o que certamente é um importante indício de credibilidade.


Como decidir quando um serviço pode ser terceirizado

Após enumerar os prós e contras, a terceirização costuma trazer mais benefícios do que prejuízos. No entanto, é importante analisar com sobriedade quando você pode realmente terceirizar serviços. Os critérios a considerar são:


> Custos com Mão de Obra: Se o contrato for interno, indique na ponta de um lápis quanto custará essa atividade para a empresa e quanto cobrará a empresa terceirizada. Considere processos como contratação, treinamento, direitos trabalhistas e uniformes e compare os valores.


> Carga de trabalho: É importante considerar a carga de trabalho que essa função ou trabalho específico terá dentro da organização. Se o volume não for suficiente para construir sua própria equipe, terceirizar essa área pode ser vantajoso.


> Trabalho em equipe: Colaboradores terceirizados não fazem parte do quadro de funcionários, mas participam do dia a dia da empresa. Nesse sentido, a harmonia entre as equipes é importante.


> Procurando o parceiro ideal: Selecione cuidadosamente a empresas parceira. Pesquise a reputação da empresa no mercado e veja o nível de suporte que ela oferece. Além disso, certifique-se de que os indicadores de desempenho sejam fornecidos para acompanhar os resultados com mais precisão. A RHVale possui ampla vivência em colocação de pessoal no mercado de trabalho e desenvolve suas operações com foco na satisfação das expectativas de seus clientes, tanto para posições efetivas e temporárias, quanto para atividades terceirizadas.


Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe comercial. Um representante da RHVale irá atender a sua empresa, esclarecer todas as dúvidas e te ajudar com as especificidades do seu negócio.

bottom of page