top of page

Contratação de Mão de Obra Temporária: 5 dicas para manter a eficiência e qualidade

1. Identifique quais setores de sua empresa precisam de trabalhadores temporários


Antes de contratar trabalhadores temporários para sua empresa, o primeiro passo é identificar os setores em que eles servirão como reforços. Por exemplo, as redes de varejo precisam contratar cada vez mais trabalhadores durante as épocas mais movimentadas, como o Natal. Esses balconistas e caixas extras dão um impulso em momentos críticos - e são demitidos depois que o movimento volta ao normal. Cada tipo de negócio tem requisitos diferentes. Portanto, vale a pena realizar um exercício de autoconhecimento para entender onde os serviços temporários são mais procurados. Essas informações permitirão mais precisão na hora de encontrar parceiros para trabalho temporário


2. Contrate uma Empresa para Fornecer Trabalhadores Temporários


Encontre uma empresa especializada que possa fornecer o tipo de trabalhadores que seu negócio necessita. Os parceiros dedicados têm um pool de talentos muito amplo, o que permite atender às suas necessidades de forma mais rápida e econômica. A principal vantagem de usar os serviços de uma agência de recrutamento é que a agência de recrutamento já fez o trabalho de seleção, contratação e treinamento e os trabalhadores temporários estão prontos para sujar as mãos. Empresas especializadas também facilitam as trocas de mão de obra. Se um trabalhador temporário tiver que deixar o trabalho repentinamente - por problemas pessoais ou trabalho que não atenda às expectativas - ele poderá ser substituído imediatamente a pedido do contratante.


3. Pesquise a reputação das agências temporárias antes de contratar

Faça uma pesquisa completa antes de assinar um contrato com uma empresa que contratará trabalhadores temporários. Confira o histórico da empresa, registro no Ministério do Trabalho e todo tipo de informação relevante para conhecer e confiar no trabalho do grupo. Uma boa agência pode ser uma parceira de longo prazo, principalmente para empresas que precisam de reforços regulares. Conheça as opções de mercado que prestam os serviços que sua empresa precisa e selecione criteriosamente as melhores. Quando você estiver tentando se decidir, se possível, converse com outros gerentes que usaram os serviços das empresas com as classificações mais altas nas pesquisas. Por fim, ao usar os serviços de uma empresa fornecedora de trabalhadores temporários, certifique-se de que o consultor entenda seu negócio e sua proposta de valor. Isso ajuda a evitar mal-entendidos sobre expectativas incompatíveis e ajuda o profissionais de seleção a escolher os melhores nomes para atividades temporárias.


4. Integrar os trabalhadores temporários nas equipas da empresa


Trate os trabalhadores temporários como equipas internas e não os distinga das equipas contratadas diretamente pela empresa. Os contratos de trabalho temporário podem durar até 270 dias, o que é um período muito longo. E enquanto isso, ele se torna parte da organização como qualquer outro funcionário. É muito importante acolher os trabalhadores temporários e fazê-los se sentirem acolhidos pela organização. Porque qualquer insatisfação pode se refletir no desempenho e provocar reações tóxicas que afetam todo o ambiente organizacional. Para isso, promover o intercâmbio entre veteranos e temporários recém-chegados, realizar eventos para fortalecer a harmonia das equipes e desenvolver equipes de trabalho que possam trabalhar com coesão e eficiência.


5. Planeje a contratação de trabalhadores temporários sazonais


Se sua empresa exige trabalhadores temporários sazonais regularmente, esteja preparado. Por exemplo, uma indústria que precisa de reforços para vender produtos em determinadas épocas do ano, e pode registrar essas datas em um calendário para que toda a equipe esteja pronta quando a demanda aumentar. Não deixe a contratação temporária para última hora: Até os melhores profissionais recomendados por recrutadores exemplares levam dias para se acostumar e se adaptar às novas contratações. E nesse momento, pode-se agilizar a preparação da equipe temporária com base na equipe permanente. Coloque as novas contratações sob a orientação de funcionários mais antigos e melhore as relações da equipe ao longo do tempo.

Comentarios


bottom of page