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O que é cultura organizacional e como criar uma para a sua empresa?

Um dos maiores desafios para os empreendedores é fazer com que seu negócio se torne independente. O que isso quer dizer? Ter uma empresa que não dependa apenas da sua presença para resolver suas necessidades e desafios diários.


Isso requer uma cultura organizacional bem estruturada que permita a todos os colaboradores internalizar os objetivos e motivações da empresa para desempenhar suas funções de forma adequada e responsável. A cultura organizacional de uma empresa é a soma total da missão, visão e valores da empresa, que orientam seus colaboradores a lidar com situações organizacionais típicas sem prejudicar o progresso da empresa.


Veja simples passos que te auxiliam no fomento de uma cultura organizacional no seu negócio através de uma política interna de atuação.


Como deve ser sua empresa

Defina uma política interna de atuação, na qual você deve definir como deseja que sua empresa apareça no mercado e como deseja que ela funcione internamente. Defina sua missão (o motivo de sua empresa existir), sua visão (o que orienta sua organização) e seus valores (as crenças que fundamentam as decisões de sua empresa). Pratique observar seu negócio de fora - com o olhar de seus clientes - para estruturar essa parte.

O que preciso mudar? O que mais você precisa fazer?


Como seus funcionários veem sua empresa

Não se esqueça de também pensar sobre a realidade de seus funcionários. Ver o ambiente da empresa da perspectiva deles cria uma cultura inspiradora que motiva sua equipe e permite que eles alcancem resultados mais positivos. Crie diretrizes para que os funcionários possam internalizar facilmente as metas e serem motivados por sugestões de crescimento.


O que mais os funcionários devem saber?

A cultura organizacional de uma empresa consiste em tudo o que faz parte do dia a dia da empresa: práticas, hábitos, costumes, símbolos, crenças, princípios, cerimônias, políticas e sistemas. Você já tem tudo bem definido? Lembre-se, ela deve ser projetada de forma a orientar o comportamento e a mentalidade de cada funcionário.


Sua política de cultura organizacional está pronta?

Após definir a política, você deve se perguntar se consegue entendê-la. Se sua estrutura não for simples e clara, atrapalhará o andamento das atividades. A linguagem padrão e os tópicos claramente definidos são essenciais para que os funcionários entendam e ajam de acordo com seu conteúdo.


Como facilitar a compreensão da cultura e estimular ações com base nessas ideias?

Profissionais que não estão focados no negócio podem atrapalhar o andamento geral da empresa. Portanto, a cultura organizacional deve ser integrada à comunicação corporativa tal como existe no dia a dia dos colaboradores. Newsletters, banners, comunicações internas, comunicados, intranets e até conferências e outras citações presenciais. É importante que todos os colaboradores estejam cientes disso e tenham acesso a todos os documentos internos.



Essas são apenas algumas dicas sobre o que pode ser feito no sentido de melhorar a cultura organizacional da sua empresa.


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